Foto: 29º BPM
Nesta quinta-feira, 3 de abril, policiais do 29º Batalhão de Polícia Militar (BPM) prenderam duas pessoas por porte ilegal de arma de fogo na RS-342, em Ijuí. Durante patrulhamento, os policiais receberam informações do setor de inteligência da Brigada Militar sobre dois homens em um veículo GM Classic preto que estariam se deslocando de Cruz Alta para Ijuí para negociar uma arma com membros de uma organização criminosa em um posto de combustível.
Os policiais foram até o local e identificaram o veículo suspeito. Ao tentarem realizar a abordagem, o condutor não obedeceu à ordem e tentou fugir pela RS 342. Durante a fuga, um dos passageiros jogou uma sacola pela janela, que caiu na vegetação ao lado da via.
O veículo foi abordado pouco depois, com o apoio da guarnição da Brigada Militar e uma viatura da Polícia Rodoviária Estadual que passava pelo local. O condutor, um homem de 25 anos, natural de Cruz Alta e com antecedentes por desobediência e receptação, foi identificado junto ao carona, um homem de 19 anos, também natural de Cruz Alta e sem antecedentes.
Durante a busca pessoal e no veículo, nada de ilícito foi encontrado. Contudo, a sacola jogada foi localizada e constatou-se que continha uma pistola calibre 7.65 municiada com quatro munições intactas. Os suspeitos informaram que pretendiam negociar a arma por R$ 500.
Diante dos fatos, os policiais deram voz de prisão aos suspeitos, que foram levados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para exames de rotina antes de serem apresentados na Delegacia de Polícia, juntamente com a arma. Eles foram indiciados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. O veículo foi apreendido e removido ao depósito do Detran.