Os trabalhadores agora podem utilizar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital para verificar as vagas de emprego disponíveis nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Este aplicativo substitui o antigo Sine Fácil.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, essa consulta centraliza os serviços da pasta em um único aplicativo, facilitando a comunicação entre empregadores e empregados. O trabalhador receberá notificações sempre que uma nova oferta de emprego surgir em sua área.
Para acessar esse serviço, é necessário que o trabalhador atualize suas informações pessoais e objetivos profissionais no aplicativo Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), disponível nas lojas virtuais para Android e iOS. As informações podem ser inseridas ao clicar no ícone “maleta” na parte inferior da tela ou na aba “emprego” no menu.
Após a atualização, é possível consultar as oportunidades no item “vagas de emprego”, que mostrará as opções de acordo com o perfil informado. Se houver interesse em alguma vaga, o trabalhador deve selecionar e seguir os próximos passos em “processos seletivos”.
A Carteira de Trabalho Digital é o serviço mais utilizado do governo federal, com mais de 724 milhões de acessos registrados em 2024. Desde seu lançamento, 81 milhões de trabalhadores baixaram o aplicativo, que exige conta no Portal Gov.br.
Além da intermediação de mão de obra, a CTPS Digital oferece serviços como contratos de trabalho vigentes, vínculos anteriores, apoio financeiro, abono salarial, seguro-desemprego, benefício emergencial, notificações sobre qualificação profissional, canal para denúncias trabalhistas e extratos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
O aplicativo também pode ser acessado pelo Portal Emprega Brasil, que também requer login único do Portal Gov.br.