Repórter

Iguatemi

Unijuí festeja legado acadêmico com três importantes datas em evento especial

Professor Adelar Francisco Baggio: primeiro reitor da Unijuí

 

A Unijuí está comemorando neste ano três datas de real importância na sua história. A primeira delas é os 40 anos do recebimento do título de Universidade, título conquistado em em 28 de junho de 1985. O segundo marco comemorado é os 40 anos da Editora Unijuí e por último os 100 do nascimento de Mário Osório Marques, conhecido também como Frei Mathias e idealizador da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI), instalada em março de 1957 e embrião da Unijuí. 

Nesta terça-feira, dia 1º de junho, foi realizado um evento comemorativo para celebrar as três datas. Contando com a participação de ex-reitores, professores e demais membros da comunidade o encontro relembrou os desafios da comunidade acadêmica que saiu da FAFI, passou a se chamar Fidene – Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado e em 1985 foi consolidada com o título de Universidade de Ijuí – Unijuí,  permanecendo a Fidene como sua mantenedora.

A ex-reitora Eronita Barcellos ilustrou o sentimento que muitos personagens dessa conquista, buscada há 40 anos, compartilham. A primeira liderança feminina a se tornar reitora, entre os anos de 1999 e 2004, conta que foram pessoas, em sua maioria do noroeste do estado gaúcho, que transformaram a Fundação em Universidade. Para ela, isso é algo realmente mágico.  

“É uma emoção muito grande perceber que esse trabalho, que começou com muita luta em uma região muito distante das grandes metrópoles, é realmente fantástico”, destaca.  

Um dos líderes do movimento acadêmico da época, escolhido para ser o primeiro reitor da Universidade, Adelar Francisco Baggio, relembrou com detalhes a luta e todas as articulações necessárias para fazer com que o termo ‘Universidade’ desembarcasse em Ijuí.  

“Ela representa a consolidação da história da Fidene e, ao mesmo tempo, o grande passaporte da região para o novo século”, afirma.

Primeira mulher a assumir a liderança da Unijuí, professora Erenita Barcelos

 

Fonte: Gabriel R. Jaskulski