Repórter

Iguatemi

Prática da auriculoterapia será expandida neste mês

Está em andamento pela Secretaria Municipal de Saúde, Desenvolvimento Social, Habitação e Meio Ambiente o projeto de auriculoterapia na rede de atendimento básica de saúde de Bozano. A ação integra as Práticas Integrativas e Complementares, as chamadas PICS.

 

A auriculoterapia é realizada pela profissional Saionara Camargo e a atende cerca de 20 mulheres que participam do Grupo de Exercícios Terapêuticos. A aplicação da prática milenar baseada na terapia chinesa é feita a cada 15 dias na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Bozano.

 

“A auriculoterapia é um tipo de acupuntura e é uma técnica pouco invasiva, de eficácia comprovada, sendo empregada para o alívio das dores em geral, estresse, ansiedade, insônia e equilíbrio dos órgãos internos, sintomas físicos e emocionais entre outras indicações. São utilizadas sementes de mostarda aderidas a um esparadrapo e previamente preparadas; depois, estas são inseridas em locais da orelha correspondentes ao órgão que se tem por objetivo trabalhar”, detalham as vantagens da prática as integrantes da secretaria de Saúde bozanense.

 

Neste mês de junho, a auriculoterapia será oferecida também aos integrantes do Grupo de Saúde Mental de Bozano.

Fonte: Prefeitura de Bozano