Repórter

Iguatemi

PIB do RS recua 0,3%, porém há alta em relação ao mesmo período do ano passado

A economia do Rio Grande do Sul apresentou sinais de recuperação após as enchentes, com uma variação de -0,3% no terceiro trimestre de 2024 em comparação com o segundo trimestre. Segundo os números do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, houve uma alta de 4,1% em relação ao mesmo período de 2023. Para contextualizar, no Brasil, o PIB registrou um avanço de 0,9% e 4%, respectivamente, nas mesmas bases comparativas.

Os resultados do PIB do Rio Grande do Sul referentes ao período entre julho e setembro foram divulgados nesta quinta-feira (2/1) pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), que está vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). No acumulado dos três primeiros trimestres do ano, a economia do Estado teve uma alta significativa de 5,2% em comparação com o mesmo período de 2023. Em contrapartida, no Brasil, o crescimento foi de 3,3%.

Analisando a soma dos últimos quatro trimestres, a variação no Rio Grande do Sul atingiu 3,7%, superando a registrada no país, que foi de 3,1%. Vale destacar que o terceiro trimestre é tradicionalmente o período com menor repercussão das atividades agropecuárias no PIB do Estado.

Fonte: Governo do RS