A chuva registrada neste domingo (28) causou alagamentos, danos em estradas e resgates de moradores em municípios das regiões Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul. Em Coronel Bicaco, moradores foram retirados de áreas alagadas com o auxílio de uma retroescavadeira. Segundo a Defesa Civil, 35 casas foram afetadas pela cheia de dois arroios que transbordaram. Pessoas acamadas também foram resgatadas com o uso de barcos. Equipes da Prefeitura e da Defesa Civil atuaram nas ocorrências.
Em Redentora, mais de 300 casas foram atingidas por alagamentos em comunidades do interior. Na área urbana, 20 famílias deixaram suas residências. O município também registrou danos em estradas e lavouras.
Em Tucunduva, a Defesa Civil informou o registro de cerca de 182 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. Três casas foram afetadas pela cheia do Rio dos Pratos, enquanto o aumento do nível do Rio Tucunduva comprometeu estradas rurais.
Em Roque Gonzales, um homem foi resgatado após ser levado pela correnteza do Arroio Engenho. Conforme o Corpo de Bombeiros, ele tentava atravessar uma ponte de carro quando o veículo foi arrastado pela água. Moradores conseguiram retirar a vítima.
A Prefeitura de Sede Nova cancelou as aulas da rede municipal nesta segunda-feira (29) devido aos danos registrados nas estradas do interior.
Em Porto Xavier, a força da água destruiu uma ponte que ligava as comunidades de Linha Baixa e Linha Taquarussu. A Defesa Civil avalia outros impactos no município.
Na região de Santa Rosa, a elevação dos rios Pessegueiro e Pessegueirinho provocou alagamentos em áreas próximas aos cursos d’água. Em Horizontina, onde foram registrados 168 milímetros de chuva entre sábado (27) e domingo (28), estradas do interior ficaram obstruídas e uma família foi retirada de uma área próxima ao Rio Buricá. Segundo a Defesa Civil, não há desabrigados ou desalojados no município.
Imagem gerada com IA / OpenAI


