Repórter

Iguatemi

Norte-americano com laços na América do Sul: Leão XIV é o novo Papa

Foto: Reprodução / Instagram: @vaticannews

 

 

O cardeal Robert Francis Prevost, dos Estados Unidos, foi anunciado como o novo papa da Igreja Católica, adotando o nome de Leão XIV. Com 69 anos, Prevost é um religioso agostiniano, reconhecido por suas posições progressistas e por sua proximidade com o papa Francisco.

O anúncio ocorreu na quinta-feira, 8 de maio, feito pelo cardeal Dominique Mamberti. Prevost possui também cidadania peruana, adquirida após anos de atuação missionária no país, onde foi nomeado bispo em 2015.

Após sua apresentação, Leão XIV se dirigiu aos fiéis na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Em seu primeiro discurso como papa, ele enfatizou a importância da paz e a missão da Igreja Católica: “A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês”, afirmou.

Leão XIV manifestou a intenção de dar continuidade ao legado de Francisco, destacando a busca por uma Igreja sinodal que priorize a paz e a caridade. “Queremos ser uma igreja sinodal, que avança, que busca sempre a paz, a caridade, sempre estar próxima, principalmente daqueles que sofrem”, ressaltou.

Prevost se torna o primeiro papa da história nascido nos Estados Unidos, um país predominantemente protestante. Ele já havia expressado críticas às políticas do governo de Donald Trump durante sua trajetória.

Fonte: Grupo Repórter