Repórter

Iguatemi

Mais de 150 quilômetros de rede de esgoto foram implantados em Ijuí

Foto: Reprodução / Prefeitura de Ijuí

Em conformidade com a Lei Federal nº 14.026/2022, que estabelece o marco do saneamento básico no Brasil, o município de Ijuí se comprometeu a tratar 90% do esgoto sanitário até 2030. Diante desse desafio, o Governo Municipal decidiu iniciar o processo em 2021. Para gerenciar e supervisionar as intervenções, foi instituída a Comissão de Acompanhamento e Fiscalização do Contrato Programa e d esde sua criação, mais de 150 quilômetros de rede de esgoto foram implantados, marcando um avanço significativo na infraestrutura local.

A colaboração entre o Poder Executivo de Ijuí e a Companhia Aegea, responsável pela execução das obras, tem sido um fator pontual para o sucesso do projeto. Atualmente, as obras estão concentradas na rua José Bonifácio, no centro da cidade, entre as ruas 20 de Setembro e Floriano Peixoto.

Os benefícios do esgotamento sanitário são amplos e impactam diretamente na qualidade de vida da população. Entre os avanços esperados estão o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a prevenção de doenças, a redução da mortalidade infantil e melhorias significativas na saúde pública. Além disso, espera-se uma valorização imobiliária e desenvolvimento social sustentado.

Fonte: Prefeitura de Ijuí