Repórter

Iguatemi

Levantamento aponta fechamento de mídias jornalísticas no Brasil

Foto: Gerada com IA/Meta AI

 

Um levantamento do projeto Mais pelo Jornalismo (MPJ) indica que 2.352 mídias jornalísticas desapareceram do Brasil desde 2014. No mesmo período, foram criados 10.795 veículos, incluindo jornais, rádios, TVs e portais, enquanto 13.147 tiveram suas atividades encerradas.

O estudo utiliza dados do cadastro de mídias da plataforma de mailings de imprensa I’Max, financiadora do projeto e idealizadora do MPJ. Foram analisados dados específicos de veículos impressos e rádios em cidades com até 100 mil habitantes.

Dentre as 2,4 mil estações de rádio avaliadas, 1.248 não possuíam portal de notícias, representando 52%. Entre os 1 mil veículos de mídia escrita analisados, 214 não tinham site próprio, o que corresponde a 21%.

Fonte: Mais pelo Jornalismo (MPJ)