Repórter

Iguatemi

Defesa Civil do RS realiza teste de alerta sonoro para 36 cidades em preparação para desastres climáticos

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul realizou um teste de alerta sonoro neste sábado (30) para cerca de 36 cidades do Estado, visando a demonstração de um novo sistema que será implementado em 4 de dezembro para casos de risco de desastres climáticos. O sistema, que envia um bipe acompanhado de um comunicado, é considerado o último aviso para eventos climáticos extremos e não substitui os comunicados enviados por mensagem de texto pela Defesa Civil.

O teste ocorreu à tarde e foi enviado para todos os moradores das 36 cidades, independentemente de cadastro prévio. As cidades foram divididas em dois lotes, com o primeiro recebendo o alerta às 15h e o segundo às 15h05. O primeiro lote incluiu Alegrete, Dom Pedrito, Itaqui, Quaraí, Rosário do Sul, Uruguaiana, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Pantano Grande, Capão do Leão, Pedro Osório, Pelotas e São Lourenço do Sul. Já o segundo envio abrangeu Porto Xavier, Porto Mauá, Barra do Guarita, Iraí, Caxias do Sul, São Vendelino, São Sebastião do Caí, Estrela, Encantado, Cruzeiro do Sul, Muçum, Eldorado do Sul, Igrejinha, Itati, Maquiné, Montenegro, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Parobé, Rolante, São Jerônimo, Três Coroas e Três Forquilhas.

A Defesa Civil reforça que o sistema tem como objetivo garantir a segurança e a proteção da população em situações de risco de desastres climáticos, facilitando a comunicação e a tomada de medidas preventivas.

Fonte: Defesa Civil