Repórter

Iguatemi

Esportes

Avaliações e muito trabalho marcam os primeiros dias de pré-temporada do São Luiz

O São Luiz iniciou na segunda-feira, dia 25, pela manhã a sua pré-temporada visando o Campeonato Gaúcho 2025. Faltam somente dois atletas se apresentarem para completar o elenco que vai em busca de uma campanha consistente na competição. Por este motivo, os trabalhos no estádio 19 de Outubro estão sendo cada vez mais exigentes.

Segundo o preparador físico do clube, Fernando Antes, nestes primeiros momentos de atividades o intuito é conferir o estado físico que cada jogador se apresentou. “Nesta primeira semana a gente começa com três dias de testes. O pessoal da fisioterapia auxilia muito na parte desses testes funcionais, de mobilidade, força para ver o equilíbrio entre as lateralidades e em cima das musculaturas agonistas e antagonistas, parte anterior e posterior da coxa’’, afirma.

Os exercícios são dos mais variados, como saltos, agachamentos, além de exercícios de mobilidade e equilíbrio. “Às vezes a gente opta por uns testes, às vezes por outros. O teste precisa te dar parâmetros e embasamentos, não adianta fazer testes por fazer, se você não vai utilizar aquela variável, aquele número para alguma coisa”, acrescenta.

Os resultados dessas avaliações são registradas para atestar o estado físico dos atletas. Com esses resultados, a comissão técnica vai analisar o estado físico dos atletas e o quanto falta para chegar ao nível esperado para competir. “Em cima disso a gente mapeia o atleta. A gente seleciona alguns exercícios em cima dos resultados para dar esse equilíbrio entre os atletas. Se algum atleta apresentar um desequilíbrio a mais, ele receberá um trabalho adicional,” completa.

Além disso, os atletas já estão trabalhando com bola e recebendo instruções do técnico Alessandro Telles sobre o modelo de jogo que o São Luiz vai imprimir como ideal. Mesmo assim, o próprio técnico sempre destaca que o jogo impõe as situações que devem ser superadas por uma equipe.

Ouça a fala do preparador físico do São Luiz, Fernando Antes.

Compartilhe

Fonte: Gabriel R. Jaskulski