Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram na quarta-feira, 14 de maio, a abrir requerimentos para a devolução de valores que foram descontados indevidamente nos últimos anos. O processo pode ser realizado por meio dos canais oficiais da autarquia, incluindo o aplicativo Meu INSS, o site oficial e o telefone 135.
Em um balanço apresentado no final do dia, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, informou que já foram abertos, no primeiro dia de funcionamento do sistema, um total de 480.660 procedimentos para o reconhecimento ou não dos descontos, considerando tanto a plataforma online quanto o atendimento telefônico.
Dos requerimentos abertos, 473.940 pessoas (98,6%) afirmaram não reconhecer a cobrança de mensalidade por entidades associativas. Outros 6.720 (1,4%) reconheceram os vínculos. Esses dados foram coletados até as 16h.
No total, são 41 entidades associativas contestadas em todos os lançamentos, abrangendo aquelas que possuem ou possuíam algum credenciamento com o órgão para efetuar os descontos.