Foto: Vitor Rosa/Palácio Piratini/Reprodução – RS.GOV.BR
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul divulgou dados que indicam uma redução nos índices de criminalidade em 2024. Durante a coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira, dia 17 de janeiro, na Fecomércio a com o governador Eduardo Leite, foi anunciado que este ano é o mais seguro da história do estado, superando os números de 2023.
Os dados mostram uma diminuição nos principais crimes. Nos latrocínios, que são roubos seguidos de morte, houve uma queda de 33%, passando de 42 para 28 casos em comparação a 2023.
Os crimes contra o patrimônio também apresentaram resultados positivos. O roubo a pedestres caiu 42%, com cerca de 10 mil ocorrências a menos em relação ao ano anterior. O roubo de veículos registrou uma redução de 36%, com uma diferença de aproximadamente 1,3 mil casos entre os dois anos.
“O Rio Grande do Sul tem o ano mais seguro da série histórica, com 2024 superando os índices de 2023. Observamos reduções em homicídios, latrocínios, feminicídios e crimes contra o patrimônio. Apesar dos desafios que ainda existem, estamos avançando para garantir um estado mais seguro”, destacou Leite.