Uma explosão rompeu, na madrugada desta terça-feira (6), a barragem da usina hidrelétrica de Nova Kakhovka, no Sul da Ucrânia, provocando inundações.
A estrutura fica em uma área de disputa territorial na região de Kherson, controlada em parte pela Rússia. Os dois países trocaram acusações sobre a autoria do ataque.
O nível da água subiu 5 metros depois da explosão, deixando ilhas fluviais submersas. Habitantes da região foram evacuados de suas casas. Segundo a agência estatal russa RIA, 22 mil pessoas podem ser afetadas. O governo da Ucrânia afirmou que 80 povoados podem ser inundados.
A barragem alvo do ataque foi construída em 1956. O seu reservatório fornece água para a península da Crimeia e para a usina nuclear de Zaporizhzhia, ambas em territórios ucranianos controlados pela Rússia.
A agência estatal de energia atômica da Ucrânia alertou que a explosão da barragem coloca em risco a usina nuclear de Zaporizhzhia, que usa a água do reservatório para a segurança da sua operação. No entanto, segundo a agência, a situação está sob controle.