A professora Luciana Deuchmann, secretária adjunta da educação municipal, explicou em entrevista na Rádio Repórter que a entrega dos uniformes escolares está atrasada para os alunos tendo em vista problemas administrativos/burocráticos. Disse que a licitação dos uniformes foi feita no mês de janeiro com oito empresas participantes do certame. No entanto, a partir do conhecimento do vencedor da licitação, há trâmites legais do processo licitatório que precisam ser cumpridos, ou seja, prazos.
E assim, as três primeiras empresas ganhadoras do certame foram sendo chamadas pela ordem, mas infelizmente de acordo com ela, as representações não conseguiram entregar toda a documentação exigida, bem como laudos de qualificação técnica (laudo do fabricante do tecido usado para confeccionar o uniforme), para o fornecimento das vestimentas, além dos protótipos dos uniformes para que possam ser avaliados.
A secretária adjunta explicou que devido à demora para a entrega dos documentos, uma quarta empresa foi chamada. A K13 confecções de Veranópolis conseguiu apresentar todos os documentos e laudos, além dos protótipos exigidos; e agora tudo isso foi encaminhado para a Copam. Agora a Smed aguarda a edição da requisição para compra destes uniformes. Disse acreditar que entre 30 e 45 dias, as escolas deverão começar a receber os lotes dos uniformes para repassar aos alunos. “Os uniformes serão enviados diretamente às escolas, para que estas administrem a entrega para os estudantes”, sublinhou.
Luciana destacou ainda que os estudantes podem usar o modelo do ano passado e em não tendo as vestimentas, podem ir a escola sem, até a chegada dos novos uniformes. Neste ano, o Kit de uniforme escolar terá 5 peças sendo composto por abrigo colegial com jaqueta e calça de malha colegial, uma camiseta de mangas curtas e uma com mangas longas. Para as meninas ainda tem a corsário e para os meninos, a bermuda completando o uniforme que já receberam no ano passado. “Assim os alunos estarão completando seu guarda-roupa de uniformes todos os anos”, finalizou a secretária adjunta.