Repórter

Iguatemi

Vereador de Independência é indiciado por racismo

O vereador José da Silva Richter, representante do MDB em Independência, no Noroeste do Rio Grande do Sul, foi indiciado por racismo após uma declaração polêmica feita durante uma sessão da Câmara Municipal em janeiro. A investigação policial foi concluída nesta semana, voltando a tona o conteúdo da fala do parlamentar.

Durante a sessão realizada em 20 de janeiro, Richter criticava a gestão do ex-prefeito João Edécio e discutia a possibilidade de investigar supostas “bobagens” de políticos da oposição. Foi nesse contexto que o vereador usou a palavra “negrice” como sinônimo de bobagem, gerando repercussão negativa e levando ao indiciamento.

Na ocasião, Richter reconheceu que a expressão utilizada não era adequada e se declarou “infeliz na colocação”, considerando-a “equivocada”. A defesa do vereador, por sua vez, alegou que ainda não teve acesso completo aos documentos relacionados ao indiciamento e à acusação, e que só se manifestará após essa análise. Entretanto, argumentam que o vereador não se referiu a indivíduos ou grupos específicos e, portanto, não acreditam que sua conduta seja ilegal, apesar de reconhecerem a infelicidade da expressão utilizada.

Fonte: Grupo Repórter