Repórter

Iguatemi

Unijuí forma sua primeira turma de Medicina 

A Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) realizou nesta sexta-feira, 6 de dezembro, uma cerimônia histórica: a formatura da sua primeira turma de Medicina. Após seis anos de estudos, os 30 estudantes que ingressaram no primeiro vestibular realizado no início de 2019 estão prontos para receber seus diplomas e iniciar suas jornadas como médicos. 

A formação em Medicina na Unijuí foi criada com o objetivo de atender à demanda por profissionais qualificados na área da saúde, contribuindo para o fortalecimento do sistema de saúde local e regional. Segundo o coordenador do curso de Medicina da Unijuí, professor Jorge Ralf Brust, quando iniciada a proposta de trazer o curso para a Universidade, a reitoria abraçou a ideia de formar não somente profissionais, mas também sujeitos éticos em sua profissão. 

“Todos entenderam a importância de uma formação médica e a responsabilidade que tem essa formação. Nós vamos entregar pessoas que vão cuidar das pessoas nos momentos mais estressantes, que é quando estão doentes. Então, isso nos fez cuidar muito da elaboração do projeto, mantendo todos os aspectos técnicos que são obrigatórios pelas diretrizes do Ministério da Educação, mas também cuidando desse aspecto da formação humanística dentro de uma sociedade”, afirma Brust.

O reitor da Unijuí, professor Dieter Siedenberg, lembra que foi uma luta incessante para enfim proporcionar à comunidade regional um curso de Medicina, porém salienta que os desafios seguirão existindo. “Estamos oferecendo hoje a primeira turma de 30 médicos formados. Um retorno a todos aqueles que não acreditavam na nossa capacidade. Então nossos desafios agora passam a ser permanentes, no sentido de formar outras turmas”, destaca.

Antes da cerimônia, iniciada às 17h desta sexta-feira, houve um momento de celebração no Centro de Eventos da Unijuí, iniciado às 14h. Nesse momento diversas autoridades regionais foram homenageadas e puderam se pronunciar sobre essa conquista, relembrando as dificuldades e desafios que foram impostos até o momento em que foi autorizado o vestibular de Medicina no ano de 2019.

Dentre as curiosidades da primeira turma está o fato de que as instalações do Complexo 2, conhecido também como Prédio da Medicina, só tomaram forma após início das aulas. Incialmente, as aulas eram realizadas em outros laboratórios compartilhados com demais cursos da área da saúde.