O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) confirmou, na tarde de 2 de setembro de 2025, a absolvição dos vereadores Gilmar Bischoff (capitão Bischoff), Paulo Braga e Valmir Godoiz (Goizinho), todos do PSD de Ijuí. Eles enfrentavam um processo relacionado a supostas irregularidades nas candidaturas femininas do partido nas eleições de 2024.
A ação foi movida pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB), que alegava a existência de candidaturas fictícias, conhecidas como “laranjas”, que não teriam participado efetivamente da campanha. O Ministério Público Federal também havia apontado irregularidades na época da denúncia.
O TRE-RS, no entanto, considerou que não havia provas suficientes para comprovar a fraude e destacou que a votação das candidatas do PSD foi compatível com a de outras mulheres de diferentes partidos na mesma eleição.
Com essa decisão, os vereadores podem continuar exercendo seus mandatos. O presidente do PSD de Ijuí, Júlio Jeremias, agradeceu às advogadas que defenderam o partido e ressaltou que o verdadeiro problema enfrentado foi político, considerando que o PSD é um partido novo na cidade e já elegeu três vereadores.