Repórter

Iguatemi

SPE ajusta estimativas de crescimento e inflação para 2025

A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda (SPE) aumentou a estimativa de crescimento da economia brasileira de 2,3% para 2,4% neste ano. A nova previsão foi divulgada no Boletim Macrofiscal nesta segunda-feira (19). Em relação à inflação, a projeção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi elevada de 4,9% para 5% para o mesmo período.

A revisão na projeção do Produto Interno Bruto (PIB) ocorreu após novas estimativas positivas para a produção agropecuária e uma expectativa de crescimento de 1,6% do PIB no primeiro trimestre, em comparação à previsão anterior de 1,5%. O resultado do PIB do primeiro trimestre será divulgado em junho.

Apesar do ajuste na previsão de crescimento do PIB, a SPE antecipa uma desaceleração econômica no segundo semestre deste ano. Para 2026, a estimativa de crescimento foi mantida em 2,5%.

Quanto ao IPCA, a projeção continua acima do teto da meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3%, com um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual. O limite inferior é 1,5% e o superior é 4,5%. Para 2026, a estimativa de inflação subiu de 3,5% para 3,6%.

Fonte: Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda