A literatura é uma forma de entretenimento e diversão. Por meio da arte da palavra, produz emoções, faz pensar e mostra a realidade, além de contribuir para o desenvolvimento do senso crítico, da criatividade e da imaginação. Dentro desse propósito, será realizada a Segunda Roda Literária em Ijuí, na terça-feira, dia 18 de fevereiro, às 19h3 no Centro de Eventos da Unijuí, andar térreo. O Projeto Roda Literária foi aprovado pelo Edital de Chamamento Público 01/2024 – FOMENTO/PNAB do Município, em conformidade com a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
Márcia Campos, integrante da equipe do Projeto, afirma que “a realização da 2ª Roda Literária na Unijuí traz a grandeza de estar em um lugar privilegiado acerca da produção de conhecimento. Desta forma, a busca de pensar, compartilhar e propiciar novas percepções conduzem para a base dos objetivos do nosso projeto”.
A programação da Roda Literária consiste na leitura dramática de textos literários, interação pela literatura, audições musicais e produção escrita. Estarão integrados durante as atividades os cursos de Comunicação, Letras e Pedagogia e a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques (Bumom).
“Acredito que nossos estudantes terão uma experiência rica, lúdica e construtiva, ligada ao universo das narrativas, ao participarem da Roda Literária”, afirma a coordenadora dos cursos de Comunicação, Nilse Maldaner.
A coordenadora dos cursos de Letras e Pedagogia, Taise Possani explica que o projeto é importante por oportunizar aos estudantes e à comunidade o contato com a escrita literária e com práticas de escrita criativa. Sua importância está em estimular a leitura da literatura, o pensamento e a criatividade. “Minha expectativa é de que a atividade seja um momento de encantamento que desperte nos estudantes o desejo de ler mais literatura e também de se permitir escrever, abstrair e sonhar; penso que isso está faltando muito nos dias de hoje entre os jovens”, salienta Taíse.
Vera Raddatz, proponente do Projeto explica que além da leitura dos textos de Mario Quintana (poesia), Eliane Brum (literatura e jornalismo) e Marcia Campos (educação inclusiva), os participantes poderão interagir com a música de Ber Campos, que entre outras composições executará “Cegos do castelo”, “Pra dizer adeus”, “As it was”, entre outras. Vera salienta ainda a participação da Biblioteca Universitária, que vai estar presente com obras literárias relativas ao projeto.