Em entrevista ao Fatorama, o secretário de Esporte e Lazer, Kiko Busmann, falou sobre os planos da pasta para o ano de 2026. Kiko, que assumiu a secretaria no dia 1º de janeiro após a separação entre esporte e cultura, ficando com a pasta de Esportes e Lazer, enquanto o secretário Alisson Pisoni ficou com a pasta da Cultura, anunciou reformas em mais dois ginásios da cidade: o do bairro Modelo e outro no bairro Industrial, onde já foram feitas algumas alterações e será reformado para incentivar a prática de basquete.
Kiko informou que ainda não abriu o orçamento do ano, mas acredita que, mesmo com a separação, cada pasta — Esporte e Cultura — deverá receber cerca de 3 milhões de reais para reformas, eventos e premiações.
Questionado sobre a obra no Ginásio Wilson Manica, o secretário falou que a finalização da obra estava prevista para o fim de março. Porém, devido a atrasos nos repasses dos programas Avançar e Pro Esporte, houve uma redução do trabalho, e esse prazo não será mais viável, pois ainda faltam a parte de iluminação e a troca do piso da quadra.
Ele mencionou que esteve em reunião com a diretoria do Ijuí Futsal e informou que, para o início dos jogos da Série Ouro, não será possível a liberação do ginásio, talvez apenas para metade da primeira fase. Kiko orientou a diretoria a procurar um local para os treinamentos, uma vez que a equipe pretende treinar todos os dias. Como a prefeitura aluga horários para outras práticas esportivas, tanto no Ginásio Didático quanto no Wilson Manica, seria inviável abrir mão de receita para liberar o ginásio para o Ijuí Futsal.
Para finalizar, Kiko também falou sobre a manutenção das pracinhas, que semanalmente recebem fotos e vídeos de brinquedos quebrados. Ele afirmou que a pasta irá focar na reforma e manutenção desses locais, que deverão iniciar em fevereiro, e anunciou uma nova pracinha no bairro São Paulo.


