Repórter

Iguatemi

Saque-aniversário do FGTS já está liberado para nascidos em janeiro

Conforme o calendário estabelecido para o saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de 2025, os trabalhadores nascidos em janeiro já podem retirar os recursos a que têm direito a partir desta quinta-feira, dia 2. É importante lembrar que, para realizar o saque, é necessário optar pela modalidade previamente.

O FGTS, criado para constituir e preservar uma reserva financeira para os trabalhadores, é administrado pela Caixa Econômica Federal desde 1990. Esse fundo é um direito garantido a todos que possuem um contrato de trabalho formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Todo mês, os empregadores são obrigados a depositar em uma conta específica para cada funcionário o equivalente a 8% do salário. Esses recursos podem ser movimentados apenas em situações específicas, como demissão sem justa causa, por mútuo acordo, aquisição de casa própria, calamidade pública ou aposentadoria.

O saque-aniversário foi instituído em 2020 pela Lei Federal 13.932/2019 e permite que os trabalhadores retirem uma parte do saldo de sua conta no FGTS anualmente, no mês do seu aniversário. A adesão a essa modalidade é opcional e deve ser feita através do aplicativo ou site do FGTS, onde também é possível cadastrar uma conta bancária para o recebimento dos valores.

Fonte: Caixa Econômica Federal