Repórter

Iguatemi

Samu Salvar tem mais de mil atendimentos no 1º quadrimestre, a maioria devido a Dengue

Os casos de Dengue são ascendentes nos atendimentos do Serviço Móvel de Salvamento, Samu Salvar. Informação foi revelada por Carla Mello, que coordena o serviço em Ijuí. “Em alguns momentos a gente chega a correlacionar com a época do pico da Covid-19”, lembrou ela, ao frisar que outros serviços também tem chamadas atendidas cotidianamente.

No primeiro quadrimestre deste ano, mais de mil atendimentos foram feitos pelo Samu Salvar envolvendo questões atinentes a Dengue, mas também devido a acidentes de trânsito, AVCs, questões clínicas e outros fechando por dia entre 20 e 30 atendimentos entre as duas equipes do Samu. Só no que diz respeito a Dengue, em outras épocas o número de atendimentos chegar a 10, 12 por dia, no entanto, mas recentemente este número chega a dobrar.

Em relação aos pacientes disse que a Dengue está acometendo tanto jovens, quando idosos e também crianças. Ela recomendou cuidados dentro e fora de casa e é preciso ter um cuidado maior tendo em vista a epidemia de Dengue que Ijuí com mais de 1.200 casos confirmados está vivendo.

Quanto aos encaminhamentos disse que os casos mais graves são levados para o HCI, mas na maioria, os pacientes, após avaliados são encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento.

Fonte: Rádio Repórter