Foto: Gerada com IA / Meta AI
O programa Voa Brasil vendeu 1,5% do total de passagens ofertadas em seu primeiro ano de funcionamento. Entre julho de 2024 e julho de 2025, foram feitas cerca de 45 mil reservas de um total de três milhões de bilhetes disponíveis. Os dados foram compilados até a última quinta-feira (24) e abrangem todo o primeiro ano do programa.
O programa tem como objetivo estimular a inclusão no mercado doméstico para pessoas que não costumam viajar de avião, oferecendo passagens de até R$ 200. A iniciativa utiliza assentos ociosos em voos com baixa ocupação para vender bilhetes a preços reduzidos.
Podem participar aposentados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses. Não há restrição de renda para adesão ao programa.
De acordo com o ministério responsável, os três destinos mais procurados pelos aposentados foram São Paulo (SP), com 12.771 emissões; Rio de Janeiro (RJ), com 3.673; e Recife (PE), com 3.509. Outros destinos visitados pelos beneficiários foram Fortaleza (CE), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Belo Horizonte (MG) e Natal (RN).
Em relação às regiões do país, Sudeste e Nordeste concentram a maior parte das reservas efetuadas, com 43% e 40%, respectivamente. Ao todo, os aposentados utilizaram 510 diferentes trechos .