Repórter

Iguatemi

Programa Qualifica+Ijuí já formou mais 1.100 profissionais

Foto: Reprodução / Município de Ijuí

 

O Qualifica+Ijuí é um programa que tem como objetivo promover a geração de trabalho, focando na qualificação profissional e no acesso a oportunidades, sempre com a intenção de promover a autonomia do cidadão. Com um total de 92 cursos oferecidos até agora, o programa já qualificou 1.100 pessoas em diversas áreas.

O Poder Executivo de Ijuí realiza a compra de cursos de parceiros renomados como Senar, Senac, Sest/Senat e Plata Centro de Treinamento Ocupacional, além da Elaine M. Escola de Beleza, disponibilizando tudo isso à população de forma gratuita. Por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Social, o Qualifica+Ijuí integra tanto jovens quanto pessoas com mais experiência que estão em busca de iniciar ou reingressar no mercado de trabalho. O programa fomenta a geração de emprego e renda e auxilia empresas da região que necessitam de mão de obra qualificada.

Um dos destaques do Qualifica+Ijuí é o curso de Primeiros Socorros, que atende à exigência da Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018), tornando obrigatória a capacitação em primeiros socorros infantis para funcionários de escolas e instituições semelhantes. O Qualifica foi pioneiro em disponibilizar esse curso no município.

Em parceria com a APAE, foram oferecidos cursos específicos para o grupo do GAT (Grupo de Apoio ao Trabalhador), começando com as mães dos alunos, onde aprenderam técnicas de organização do ambiente, práticas de educação socioemocional, planejamento e gestão financeira.

Outro curso muito procurado é o de Condutores de Transporte de Carga de Produtos Perigosos e Transporte Coletivo de Passageiros, que insere profissionais qualificados no mercado para atender às demandas específicas dessas áreas.

O Qualifica já ofertou cursos como o de Operador de Empilhadeira, Caminhão Munck, Retroescavadeira, Mini Escavadeira, Técnicas Básicas de Caixa, Padeiro, Trabalho em Altura NR35, NR18, NR20, Estética Facial e Manicure, Cuidador de Idosos, entre muitos outros.

As inscrições têm prioridade para usuários de políticas públicas que estão inscritos no cadastro único e residem em Ijuí ou se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Fonte: Prefeitura de Ijuí