Repórter

Iguatemi

Programa Alfabetiza Tchê destaca cinco escolas da região

Na manhã desta quarta-feira, dia 2, o Teatro da Feevale, em Novo Hamburgo, recebeu representantes de 200 escolas estaduais e municipais para a premiação do Programa Alfabetiza Tchê 2025. O evento destacou instituições de ensino da educação pública do Rio Grande do Sul que tiveram bons resultados em alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na região noroeste, uma escola de Bozano, duas de Ijuí, uma de Boa Vista do Cadeado e uma de Nova Ramada apareceram na lista com alto Índice de Qualidade de Alfabetização (IQAe).

A fórmula é calculada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e considera como critérios os resultados de proficiência do Saers no segundo ano do Ensino Fundamental..

Confira:

E M E T I EUGENIO ERNESTO STORCH (88,70) – Ijuí;

EMEF DOM PEDRO I (88,57) – Nova Ramada;

ESC MUN ENS FUND CARLOS GAMA (87,27) – Boa Vista do Cadeado

EMF PEDRO COSTA BEBER (86,15) – Bozano;

ESC EST ENS FUN RUI BARBOSA (82,00) – Ijuí;

 

O governador Eduardo Leite e a secretária da Educação, Raquel Teixeira, estiveram presentes, acompanhados de secretários municipais, dirigentes educacionais e diretores de escolas. A cerimônia começou com a apresentação dos hinos nacional e rio-grandense pela cantora Luiza Barbosa, ex-aluna da Rede Estadual em Sapiranga.

O governador enfatizou a relevância do programa na colaboração entre as redes de ensino para melhorar o desempenho dos alunos. Ele ressaltou que o Estado tem um papel abrangente na educação gaúcha, considerando as redes municipais essenciais para o processo de alfabetização. Leite mencionou o investimento de R$ 50 milhões no programa este ano, destacando a educação como prioridade para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e as ações voltadas para a transformação nesse setor.

Confira a lista completa:

lista-de-escolas-premiadas-divididas-de-20-em-20-escolas-premiadas

Fonte: Governo do RS