Foto: Reprodução/FGF
Após especulações, inclusive com equipes como o próprio São Luiz se preparando, o Gauchão 2025 contará com árbitro assistente de vídeo (VAR, do inglês Video Assistant Referee). Em entrevista ao programa Sem Filtro, da Rádio Gaúcha, nesta terça-feira, dia 12 de novembro, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsmann, confirmou que a ferramenta estará disponível em todos os jogos do Campeonato Gaúcho.
Na entrevista, o presidente Hocsmann afirma que, mesmo com a garantia do VAR, ainda há situações a serem acordadas com os clubes. “Hoje o desafio é econômico. Nós já estamos em tratativas bem avançadas com a empresa que detém a tecnologia, que já é nossa parceira”, comenta.
Ao ser questionado sobre os custos, o presidente da FGF salientou que ainda há um debate sobre como esses valores serão pagos e afirmou o preço para ter essa ferramenta disponível. “Um jogo custa R$34 mil, sem considerar o material humano. Tu sai de quatro árbitros para oito”, finaliza.
O Conselho Técnico do Gauchão ocorrerá no dia 22 de novembro, às 15h, no auditório da Federação Gaúcha de Futebol. Nesse dia, teremos definições sobre a tabela de jogos e também sobre o uso do VAR.