A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Maria, deflagrou a Operação Químico e cumpriu um mandado de busca e apreensão no centro da cidade. Um indivíduo de 22 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas.
No apartamento do indivíduo, foi localizado um “laboratório” para fabricação de drogas sintéticas, uma estufa com mais de 2m de altura, em pleno uso, duas prensas para comprimidos, uma manual e outra elétrica, além de inúmeros insumos utilizados para a produção de ecstasy.
Estima-se que a produção mensal da droga sintética era de 5.000 a 10.000 unidades de comprimidos, de modo a gerar um lucro estimado de R$ 350.000,00 a R$ 700.000,00 mensais.
O indivíduo preso não possui antecedentes criminais e é estudante universitário. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para as formalidades legais, e após, ao sistema prisional. A ação foi coordenada pelo Delegado de Polícia André Diefenbach.