Repórter

Iguatemi

Pesquisa revela apoio às restrições de celulares em escolas brasileiras

Um estudo recente conduzido pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados indica que a grande maioria da população brasileira apóia algum tipo de restrição ao uso de celulares dentro das escolas. De acordo com o levantamento, 86% dos entrevistados defendem a adoção de medidas restritivas para o uso dos dispositivos em sala de aula.

Entre aqueles que apoiam algum tipo de limitação, 54% são favoráveis à proibição total dos celulares nas escolas, enquanto 32% acreditam que os dispositivos devem ser utilizados apenas em atividades educacionais com a permissão dos professores. Por outro lado, 14% dos entrevistados são contra qualquer tipo de restrição.

O estudo foi realizado entre 2.010 pessoas com 16 anos ou mais, abrangendo todas as 27 unidades da federação (UFs) e tendo sido realizado entre 22 e 27 de outubro deste ano.

Um dado curioso é que, apesar da adesão ser menor nessa faixa etária, entre os jovens entre 16 e 24 anos, a proibição encontra seu maior apoio. Destes, 46% defendem a proibição total do uso dos celulares em sala de aula, enquanto 43% são a favor do uso restrito a atividades pedagógicas. Isso significa que 89% dos entrevistados nessa faixa etária apoiam algum tipo de limitação.

Embora apenas 11% dos jovens sejam contrários à proibição total, 43% deles enxergam o uso restrito dos celulares em sala de aula como uma opção viável.

Fonte: Grupo Repórter