Repórter

Iguatemi

Número de candidaturas a deputado federal cai 28% em 2026

O número de candidaturas ao cargo de deputado federal caiu 28% em 2026 em comparação com 2022, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrados até esta sexta-feira (21). Há quatro anos, foram contabilizadas cerca de 10,6 mil candidaturas. Neste ano, o número está em aproximadamente 7,6 mil.

A redução ocorre em meio a mudanças nas regras eleitorais que buscam diminuir o número de partidos e estimular fusões e incorporações de siglas. O número de partidos com candidatos a deputado federal também caiu. Em 2022, 32 siglas participaram da disputa. Em 2026, são 28.

Entre as mudanças está a fusão do PTB com o Patriota, que deu origem ao PRD. O PROS foi incorporado ao Solidariedade, enquanto o PSC foi incorporado ao Podemos.

O prazo para registro de candidaturas já terminou, mas algumas solicitações ainda podem estar em análise pela Justiça Eleitoral. Por isso, os dados disponíveis no sistema do TSE podem sofrer alterações.

Fonte: TSE