Na quinta-feira, 4 de setembro, a Unijuí apresentou importantes novidades para o campus Três Passos durante o evento “Café com Autoridades”, realizado no auditório da instituição. O evento reuniu a Reitoria da Universidade, lideranças e representantes de entidades da região Celeiro.
O coordenador do campus, professor André Giovane Castro, enfatizou o compromisso da Unijuí com o município de Três Passos, destacando os esforços para fortalecer o campus. O reitor, professor Dieter Rugard Siedenberg, reforçou essa mensagem: “Não vamos abrir mão do campus Três Passos. Teremos novos cursos e oportunidades para os estudantes, sempre mantendo a qualidade do nosso ensino.”
Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento regional, a Unijuí protocolou, em março de 2024, junto ao Ministério da Educação, a abertura de dois novos cursos: bacharelados em Arquitetura e Urbanismo (duração de quatro anos) e Psicologia (duração de cinco anos). Ambos os cursos já foram autorizados, e a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, informou que a publicação das portarias deve ocorrer ainda em 2025.
Além disso, a professora anunciou a retomada de dois cursos na área de gestão: Administração e Ciências Contábeis, que estarão disponíveis no Vestibular de Verão 2026. Os coordenadores dos cursos foram convidados a apresentar os diferenciais das graduações.
Para finalizar, o vice-reitor de Administração, professor Edson Luiz Padoin, anunciou o Programa de Financiamento Ampliado para os campi de Três Passos, Santa Rosa e Panambi. Nesse programa, os estudantes poderão pagar um terço da mensalidade durante o curso e o restante após a conclusão, sem juros, apenas com a atualização do valor.
“Queremos garantir que mais pessoas tenham acesso ao Ensino Superior. Nosso próximo passo é dialogar com as prefeituras para viabilizar o transporte dos estudantes para os campi, envolvendo todos no processo de qualificação e desenvolvimento regional”, completou Padoin.
Agendas do Dia
Durante o dia, a Reitoria participou de outras três reuniões: pela manhã, com a Secretaria Municipal de Educação para tratar da obra na Biblioteca Pública/Universitária; à tarde, com o secretário municipal de Desenvolvimento e Inovação, Carton Cardoso, para discutir a proposta de um Centro de Inovação; e, em seguida, com representantes do Poder Executivo, Cacis, Sindilojas e Feicap, abordando as necessidades do município e os projetos em andamento pela Universidade.
Um passo significativo para a educação e o desenvolvimento da região!