Repórter

Iguatemi

Moradores do Morada do Sol se mobilizam e casal leva mantimentos para cidades atingidas por enchentes

 

Casal ijuiense foi à região das enchentes levando mantimentos arrecadados rapidamente entre os integrantes de um grupo de whats app composto por moradores do Bairro Morada do Sol.

Rudinei e Cláudia Horst saíram de Ijuí noite de quarta retornando na madrugada de ontem
Questionado sobre a decisão de ir até um dos locais da tragédia, Rudinei respondeu: “Depois que soubemos como estavam as coisas lá, ficamos inquietos”.

Tudo começou quando o casal avaliou que doações seriam muitas, mas que nem todas chegariam na velocidade exigida pelos flagelados. Assim, disse ele, “saímos arrecadando com moradores do Bairro Morada do Sol, juntando um valor considerável para a compra de água, remédios, comida instantânea e leite em pó. E fomos para lá, levar e ajudar no que pudéssemos”.

O relato sobre a viagem dá uma ideia do que se tem visto nas imagens que chegam das regiões atingidas.

“Passamos por Arroio do Meio e chegamos em Roca Salles. Sei que parece ser repetitivo quando se fala em cenário de guerra, mas não há outra forma para descrever o estado das cidades de Arroio do Meio e Roca Sales. Mas realmente é isso”, disse Rudinei, que assim como a esposa, não tem conhecidos ou familiares nas duas cidades.

Para chegar em Arroio do Meio, Rudinei, que estava ao volante, seguiu uma equipe do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. “Foi preciso parar muitas vezes para desobstruir ruas, postes de energia elétrica haviam caído, era preciso cortar a fiação, engatar espia e puxar com as camionetas, retirar as telhas e estruturas de telhado das casas que estavam na rua.”, contou o advogado ijuiense.

Sobre o grupo de whats app que gerou a mobilização, ele contou que os administradores no Bairro são o casal Dirson e Margô Petry. “Neste grupo postei que eu estaria indo para a região afetada e assim que enchesse o carro; em 3 ou 4 horas estava cheio”, elogia Horst.

Depois que o casal saiu em viagem, a arrecadação continuou, com as doações entregues nos postos de coleta. No grupo, foram arrecadados além de roupas, cobertores, alimentos, material de higiene e limpeza e aproximadamente 4 mil reais, utilizados para a compra de mais itens, com o detalhamento da prestação de contas feito pelo casal Petry.

 

Fonte: Luiz Henrique Berger/Rádio Repórter