Repórter

Iguatemi

Medida Provisória do BNDES para Produtores Rurais

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou nesta sexta-feira, 5 de setembro, uma Medida Provisória que autoriza o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a disponibilizar R$ 12 bilhões em crédito para produtores rurais e cooperativas agrícolas. Essa iniciativa visa ajudar aqueles que precisam renegociar ou liquidar dívidas devido a perdas causadas por eventos climáticos.

 

“Com a medida, o produtor recupera crédito e volta a plantar com segurança. O consumidor ganha mais oferta de alimentos e preços mais estáveis, e o Brasil fortalece a agricultura, preserva empregos no campo e aumenta a resiliência do país diante dos eventos climáticos. Tudo com responsabilidade e compromisso de apoiar quem produz alimentos no Brasil”, destacou o presidente.

 

A nova linha de crédito priorizará produtores beneficiários do Pronaf e do Pronamp que enfrentaram perdas em duas ou mais safras entre 1º de julho de 2020 e 30 de junho de 2025. As operações de crédito rural de custeio, investimento e as Cédulas de Produto Rural (CPR) em situação de inadimplência poderão ser liquidadas com essa linha.

 

As condições, encargos financeiros, prazos e demais normas regulamentadoras serão definidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

 

Uma importante ação para apoiar a agricultura brasileira e garantir a segurança alimentar!

Fonte: Grupo Repórter