OAB de Ijuí está à frente de um movimento para elevar a Comarca local de intermediária para final. O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul é quem aprova tal elevação. Hoje, Ijuí faz parte das comarcas intermediárias, dando início ao pleito para chegar à entrância final.
Trata-se de uma demanda que precisa ser trabalhada pelas lideranças locais, por isso convidados para o evento no auditório da OAB na manhã de hoje, representantes da prefeitura, câmara de vereadores e judiciário.
As conversações estão adiantadas. De acordo com a presidente da OAB local, Maria Cristina Lucion, uma comitiva irá a Porto Alegre para postular pessoalmente, entregando para a Corregedoria do TJ os motivos que justificam a elevação para Ijuí.
Recentemente, Santo Ângelo obteve a conquista que significará maior agilidade dos trabalhos jurisdicionais, além de abrir a possibilidade de nomeação de mais servidores e melhorias na estrutura do Judiciário local.
Atualmente, serviços de entrância final estão em Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Santa Maria. Após a aprovação pelo Órgão Especial do TJRS, as elevações das Comarcas precisam ser aprovadas no plenário, pelos deputados, na Assembleia Legislativa.