Repórter

Iguatemi

Ijuí lança roteiro ‘Caminhos do patrimônio’ para valorização de seu patrimônio cultural

A cidade de Ijuí avança na valorização de seu patrimônio histórico, cultural e natural com o lançamento do roteiro “Caminhos do Patrimônio”, parte do Projeto Ijuí Codificado, que une cultura, história e tecnologia.

O roteiro mapeou 19 pontos do município, que receberão QR Codes. Ao serem escaneados, esses códigos darão acesso a vídeos com informações sobre cada local, incluindo espaços culturais, monumentos, praças e prédios históricos. A iniciativa visa democratizar o conhecimento sobre a cidade e fortalecer a identidade local.

Os locais incluídos no roteiro são: Praça dos Imigrantes, Museu Antropológico Diretor Pestana, Paróquia Nossa Senhora Natividade, Igreja do Relógio, Monumento O Pioneiro, Prédio da Antiga Intendência, Sede da União das Etnias (UETI), Prefeitura de Ijuí, Praça Parque de Exposições Wanderley Burmann, Centro de Tradições Gaúchas Clube Farroupilha, Clube Ijuí, Parque da Pedreira, Prédio-Tiro de Guerra N° 337, Busto Augusto Pestana, Busto Coronel Dico e Paróquia São Geraldo.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Cultura e contará com o mascote Etinico, que guiará os visitantes e conectará as novas gerações à história local. O lançamento ocorrerá ainda neste semestre, apresentando uma nova forma de interação entre tradição e inovação.

Vanilson Silveira, Chefe de Serviços da Coordenadoria de Turismo da SMCET, destacou que a proposta oferece uma experiência interativa e acessível, permitindo que os visitantes montem seu próprio tour. Além disso, os conteúdos em QR Codes incluirão vídeos em Libras, promovendo inclusão e acessibilidade. A proposta tem potencial para abarcar outros atrativos, reforçando sua flexibilidade e caráter expansível.

Foto: Reprodução / Prefeitura de Ijuí

Fonte: Prefeitura de Ijuí