Repórter

Iguatemi

HCI entrega ambiente mais moderno e acolhedor para pacientes em tratamento de câncer

Nesta terça-feira, 6, o Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) realizou a inauguração do HCI Oncologia +, marcando a terceira etapa da obra de ampliação e modernização do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). Criado há 23 anos, o Cacon é o único centro deste porte no interior do Rio Grande do Sul, idealizado com o propósito de ampliar o acesso da população gaúcha a tratamentos oncológicos de qualidade.

A obra foi viabilizada com recursos do Imposto de Renda captados por meio do Fundo Municipal do Idoso, totalizando um valor estimado em mais de R$ 1,3 milhão, além de contrapartida com recursos próprios da instituição. O projeto de reestruturação tem como objetivo oferecer um ambiente ainda mais acolhedor, eficiente e moderno para os pacientes em tratamento contra o câncer.

“Estamos extremamente satisfeitos com a revitalização do Cacon. Este é um grande avanço para o hospital, que segue em constante crescimento, evolução e aprimoramento de seus serviços. Como parte do nosso planejamento estratégico, contamos agora com um espaço reformado e ampliado, o que nos permitirá aumentar a capacidade instalada, atender à crescente demanda e, acima de tudo, cumprir nosso maior propósito: salvar vidas com qualidade, cuidado e humanização”, destacou o presidente do HCI, Douglas Prestes Uggeri.

O Cacon oferece consultas especializadas, quimioterapia, radioterapia, braquiterapia, cirurgias oncológicas e reparadoras, além de assistência integral prestada por equipes multiprofissionais, garantindo um atendimento completo, humanizado e centrado no paciente.

Além da entrega da nova etapa do Cacon, o hospital está incorporando dois novos equipamentos que irão fortalecer ainda mais o serviço de radioterapia. O primeiro é um novo aparelho de braquiterapia, adquirido com recursos do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon). O equipamento substituirá o modelo anterior e será fundamental no tratamento do câncer de colo do útero, oferecendo maior precisão e segurança aos pacientes.
Também está prevista a chegada de um novo acelerador linear, que será fornecido pelo Ministério da Saúde, ampliando a capacidade tecnológica do serviço.

Paralelamente, o HCI segue engajado na construção do Hospital do Câncer Infantil, um projeto inovador que visa descentralizar a demanda dos grandes centros oncológicos e oferecer atendimento especializado na região. A nova estrutura incluirá também uma UTI Pediátrica, atendendo a uma importante necessidade da população local.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da diretoria do HCI, médicos, gestores e colaboradores do Cacon, membros do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (Comupi) de Ijuí, prefeitos da região da Amuplam, representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Noroeste do RS (Cisa), do Conselho Municipal de Saúde de Ijuí (Comus) e da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), da reitoria da Unijuí, do Executivo e do Legislativo de Ijuí, além de outras lideranças regionais.

Fonte: HCI