Foto: Meta AI / Inteligência Artificial
Um a cada três brasileiros, ou 31%, vive com obesidade, e essa porcentagem tende a crescer nos próximos cinco anos. No Brasil, cerca de 40% a 50% da população adulta não pratica atividade física na frequência e intensidade recomendadas. Os dados são do Atlas Mundial da Obesidade 2025, publicado pela Federação Mundial da Obesidade (World Obesity Federation – WOF) nesta segunda-feira (3). O relatório revela que 68% da população brasileira apresenta excesso de peso, sendo que 31% dessa parcela é classificada como obesidade e 37% como sobrepeso.
Além disso, o Atlas projeta um aumento no número de homens com obesidade até 2030, estimando um crescimento de 33,4%. Entre as mulheres, essa porcentagem pode alcançar 46,2%.
O sobrepeso e a obesidade estão associados a riscos à saúde. Segundo o relatório, aproximadamente 60,9 mil mortes prematuras no Brasil podem ser atribuídas a doenças crônicas não transmissíveis relacionadas ao sobrepeso e à obesidade, como diabetes tipo 2 e Acidente Vascular Cerebral (AVC), com base em dados de 2021. Globalmente, mais de 1 bilhão de pessoas vive com obesidade, e projeções indicam que esse número pode ultrapassar 1,5 bilhão até 2030 se medidas efetivas não forem implementadas.
O relatório também destaca que dois terços dos países estão despreparados para enfrentar o aumento dos níveis de obesidade, com apenas 7% possuindo sistemas de saúde adequadamente preparados para lidar com essa questão.