As escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ijuí seguem desenvolvendo o projeto Vivências Sustentáveis, que busca envolver professores facilitadores e estudantes em ações voltadas à educação ambiental. As atividades têm abordado especialmente a separação correta dos resíduos sólidos, um tema presente no cotidiano escolar.
As práticas contemplam diferentes enfoques, como o trabalho com as categorias de resíduos: orgânico, reciclável e rejeito, em consonância com as demandas das associações de catadores. Além disso, os projetos desenvolvidos nas escolas ressaltam a importância de estabelecer parcerias com a comunidade e com diferentes instituições para ampliar o alcance das ações.
Para apoiar o desenvolvimento do projeto, os professores facilitadores também participam de formações continuadas promovidas pela Secretaria Municipal de Educação (Smed).
No encontro mais recente, realizado na terça-feira (02), cada docente apresentou o trabalho desenvolvido em sua escola a partir de imagens do projeto, selecionadas pela assessoria de educação ambiental da Smed. As fotos evidenciaram a diversidade de focos do projeto, a importância das parcerias com a comunidade e instituições, e o envolvimento de toda a escola nas ações de sustentabilidade.