Repórter

Iguatemi

Energia solar é a segunda fonte de eletricidade no Brasil

Foto: Gerada com IA / Meta AI

A geração de energia solar no Brasil alcançou 55 gigawatts (GW) de potência instalada. Neste ano, foram adicionados 1,6 GW ao sistema, conforme balanço da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Atualmente, a energia solar representa a segunda maior fonte do país, correspondendo a 22,2% da capacidade instalada da matriz elétrica. A primeira provém de hidrelétricas.

A maior parte da geração, 37,6 GW, é oriunda de sistemas instalados em telhados e quintais de cinco milhões de imóveis. O restante, aproximadamente 17,6 GW, provém de grandes usinas solares conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

A fonte solar evitou a emissão de cerca de 66,6 milhões de toneladas de gás carbônico (CO²) na produção de eletricidade.

Entre janeiro e março deste ano, consumidores instalaram mais de 147 mil sistemas solares, atendendo cerca de 228,7 mil imóveis. Desde 2012, o setor fotovoltaico gerou mais de R$ 251,1 bilhões em investimentos, criou mais de 1,6 milhão de empregos e contribuiu com mais de R$ 78 bilhões em arrecadação para os cofres públicos.

Fonte: Absolar