Repórter

Iguatemi

Diretoria da ACI participa de Fórum da Federasul

Foi realizado, na última semana, em Passo Fundo, o Fórum Macrorregional da Federasul que reuniu representantes das regiões Produção, Norte, Noroeste Colonial e Alto Jacuí-Botucaraí.
Representando a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI), estiveram presentes os vice-presidentes de Desenvolvimento, Juliano Beck e de Relações Institucionais Joel Leone, e o diretor Everson Rocha.
A quinta edição do Fórum teve diversos assuntos abordados durante o evento, com destaque para as demandas de infraestrutura das regiões, incluindo as rodovias BR 153 e BR 158, além da ferrovia MalhaSul.
O presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, ressaltou a importância do associativismo como um dos principais pilares para impulsionar o desenvolvimento econômico e social das regiões e o papel fundamental da Federasul na articulação com as ACIs. O vice-presidente de Integração, Rafael Goelzer, enfatizou a relevância de cada entidade e de suas demandas.
O vice-presidente Juliano reforçou a importância da participação na busca do desenvolvimento regional. “É importante esta interação para que possamos pensar na região como um todo, não com pensamento apenas na nossa cidade, mas na busca de solução de demandas que tenham um impacto para toda região”, avaliou enfatizando ainda que a ACI de Ijuí tem esse objetivo, de participar destes debates para que essas necessidades saiam do papel, principalmente através da representatividade diante das políticas públicas junto ao governo estadual e federal.
Para Joel Leone, fica claro nesses encontros a força que a Federasul tem para fortalecer o desenvolvimento regional. “Além das sugestões em melhorias específicas de infraestrutura, ficou aparente a situação de que precisamos nos aproximar para conseguir defender nossos interesses regionais, e se fortalecer como região pensando no macro”, destacou.
Outro ponto destacado foi a participação da presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da Federasul, Simone Leite. Ela enfatizou a importância de incluir as demandas das mulheres nas discussões sobre infraestrutura, defendendo a igualdade de oportunidades e o fomento ao empreendedorismo feminino.
Ao final do fórum, ficou acordado que um grupo de trabalho será formado para elaborar um plano de ação que aborde as demandas discutidas, visando buscar recursos e parcerias para a concretização das melhorias necessárias nas rodovias e na ferrovia mencionadas.

Fonte: ACI