Repórter

Iguatemi

Desemprego atinge menor taxa desde 2012

O Rio Grande do Sul encerrou o quarto trimestre de 2024 com uma taxa de desemprego de 4,5%. Este índice é o menor desde 2012, quando o Estado registrou 4,4% no último trimestre. As informações são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), que analisa as condições do mercado de trabalho no Brasil, incluindo trabalhadores sem vínculo formal, e foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa de desemprego apresentou uma redução de 0,6% em relação ao trimestre anterior, que havia alcançado 5,1%. O levantamento aponta que atualmente o Rio Grande do Sul conta com 288 mil pessoas desocupadas. O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, afirmou que políticas públicas voltadas à empregabilidade e à qualificação são fatores importantes para essa diminuição. Ele destacou que “o investimento do Estado em programas de qualificação é o maior até o momento, com uma projeção ainda mais expressiva para 2025. A capacitação dos trabalhadores possibilita que eles estejam preparados para ocupar as vagas ociosas do mercado de trabalho”.

Além disso, o número total de pessoas ocupadas no Estado atingiu 6,077 milhões. Esta é a primeira vez desde o início da pesquisa em 2012 que o Rio Grande do Sul apresenta mais de 6 milhões de trabalhadores ativos, abrangendo empregos com carteira assinada, informais, temporários ou por conta própria. O nível de ocupação da população no Estado é agora de 63,5%.

Fonte: Governo do RS