A partir desta terça-feira, 1º de abril, a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) está disponível com dados completos. O atraso na disponibilização ocorreu devido à greve dos auditores-fiscais da Receita Federal.
Nesta mesma data, a declaração também pode ser feita pelo celular e pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Esses dois recursos, que servem como alternativas ao programa gerador do Imposto de Renda, também enfrentaram atrasos por conta da greve.
A versão pré-preenchida visa facilitar o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda e prioriza o recebimento da restituição. Com todos os dados disponíveis, os contribuintes terão acesso automático a informações como:
Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf);
Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob);
Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed);
Carnê-Leão Web;
Rendimentos isentos decorrentes de moléstia grave;
Códigos de juros;
Restituições recebidas no ano-calendário;
Saldos bancários;
Investimentos;
Imóveis adquiridos;
Doações realizadas no ano-calendário;
Criptoativos;
Contas bancárias e ativos no exterior;
Contribuições para a previdência privada.
Na fase inicial da entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2025, a Receita fornecia a declaração pré-preenchida apenas com os dados da Dirf, Dimob, Dmed e Carnê-Leão Web. Nos últimos dias, outros dados foram adicionados, resultando na versão completa agora disponível.