Apesar da chuva que passou de 130 milímetros, os danos gerados no município de Ijuí não resultaram em pessoas feridas e os problemas verificados foram solucionados, destacou o Coordenador da defesa Civil local. Rubem Jagmin disse que “para a Defesa Civil de Ijuí foi um dia tranquilo”. Ressaltou ter mobilizado as Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Trânsito e Desenvolvimento Social, que atuaram nos casos onde houve necessidade de intervenção.
Havia cerca de 15 casas com problemas no telhado, anteriores à chuva, e que como precaução, foram colocadas lonas, informou o Coordenador. A água da chuva invadiu pátios na cidade no Bairro Burtet, na Avenida 21 de Abril e no Tancredo Neves, com rápida ação do setor de obras.
Ainda na cidade, destacou Jagmin, as limpezas antecipadas em bocas de lobo foram determinantes, evitando maiores transtornos.
No interior, conforme Jagmin, a Defesa Civil monitora os transbordamentos no Barreiro e Linha 6 Leste, principalmente em trechos sobre pontes.
O Secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras, Fábio Franzen, detalhou os casos pontuais atendidos na tarde de ontem. Uma casa que fica abaixo do nível da rua, na Carlos Zimpel, registrou problemas com alagamento. Na baixada do chamado “Sertanejo”, a água invadiu quatro casas, com o transbordamento das águas do arroio. A ação foi rápida, com o auxílio de máquina,, salientou.
Franzen referiu problemas também solucionados com entupimento de bocas de lobo com as pedras soltas das obras da Corsan, mas nada que causasse um impacto maior.
O Pluviômetro da Prefeitura registrou no final do dia 134 milímetros em 24 horas.
“Continuamos mobilizados, na expectativa de que tudo volte logo à normalidade”, observou Jagmin.