O Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, publicado pelo CLP (Centro de Liderança Pública) nesta quarta-feira (27), posicionou Ijuí como uma das cidades mais competitivas do Brasil. No estado do Rio Grande do Sul, o município ocupa a segunda posição, ficando atrás apenas de Porto Alegre. Em nível nacional, Ijuí ocupa a 26ª posição. Considerando apenas as cidades da Região Sul, Ijuí avança para a 9ª colocação.
Entre as cidades brasileiras com população entre 80 e 100 mil habitantes, Ijuí se destaca, ocupando a segunda posição, atrás apenas de São Bento do Sul. O levantamento, que está em sua sexta edição, utiliza pilares considerados essenciais para a promoção da competitividade e para a melhoria da gestão pública. Esses pilares incluem sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso e qualidade da saúde, acesso e qualidade da educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações.
Segundo o prefeito Andrei Cossetin, a população está cada vez mais assimilando o que vem sendo desenvolvido em Ijuí. “No estado, por exemplo, a gente fica apenas atrás de Porto Alegre. Mas o que isso quer dizer, né? A população que mora aqui tem que entender que as coisas aqui estão acontecendo, e nós temos que ver essa melhoria no dia a dia da população”, destaca.