Repórter

Iguatemi

Comitiva ijuiense busca fortalecimento de projetos culturais em Brasília

Nesta semana, o produtor cultural Francisco Roloff e o vereador Bira Teixeira estão em Brasília para reuniões de promoção cultural de Ijuí e região, dentre elas a reunião com o secretário-executivo do Ministério da Cultura (MinC) e ministro substituto da Cultura, Márcio Tavares. O encontro, intermediado também pelo deputado federal Dionilso Marcon, ocorreu na manhã desta terça-feira e teve como objetivo apresentar e discutir projetos culturais voltados à região. Além disso, a agenda se estende até esta quinta-feira, entre reuniões com a iniciativa privada, parlamentares, outros ministérios e grandes empresas alocadas no país.

As reuniões ocorreram em um momento significativo para o setor, já que, em sua 354ª edição, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 679 projetos culturais para captação de recursos através da Lei Rouanet. Ao todo, as iniciativas somam R$ 760,3 milhões, disponíveis para os produtores culturais captarem em empresas. A Lei Rouanet permite que empresas e pessoas físicas direcionem parte do seu Imposto de Renda para o financiamento de projetos culturais, estimulando o desenvolvimento social e econômico do país.

Para Roloff, estas tratativas têm grande importância e fortalecem o movimento étnico ijuiense. “Estar em reuniões no MinC é gratificante e muito importante para a expansão cultural da Capital Nacional e Mundial das Etnias. Isso é um sinal de que estamos no caminho certo, mostrando a força pujante do movimento étnico e o excelente trabalho que a União das Etnias está realizando em Ijuí”, destaca.

Na reunião, foram apresentados projetos que estão em andamento em Ijuí, como a reconstrução da sede da Associação Tradicionalista Querência Gaúcha (ATQG), no Parque de Exposições Wanderley Burmann, a Expofest e a revitalização do Clube Ijuí.

Ainda na reunião, o vereador Bira Teixeira destacou a importância da presença do MinC dentro da Expofest. “A nossa participação aqui em Brasília tem sido extraordinária. Nossa presença é muito importante e significativa dentro daquilo que está proposto. Na reunião que tivemos com o Ministério da Cultura, apresentamos um convite formal para que o MinC participe da Expofest deste ano. Isso é fundamental para nós, pois, caso se concretize, será a primeira vez na história que um Ministro da Cultura dará a devida importância a um evento tão grandioso. Esse reconhecimento estratégico fortalece não apenas a Ueti, mas toda a cultura da cidade e da região”.

O vereador complementa ainda, que foi realizado um convite para que o Ministério da Cultura esteja presente dentro da Expofest, para que durante os dias do evento, sejam organizados seminários, debates e apresentar as políticas culturais do MinC, viabilizando a interação de todos os produtores culturais da região com a pasta. “Se conseguirmos avançar nessas frentes, estaremos dando um passo gigantesco para o fortalecimento da cultura local e regional”, finaliza o vereador.

A expectativa é que as articulações resultem em novos investimentos para a cultura regional, ampliando o acesso a iniciativas que promovam a diversidade e o fortalecimento da identidade cultural.

   

Fonte: Grupo Repórter