Foto: Gerada com IA / Meta AI
A formação do primeiro ciclone extratropical deste outono está prevista para trazer mudanças significativas no clima do Rio Grande do Sul nos próximos dias. A partir de quinta-feira, um sistema de baixa pressão atmosférica deve provocar chuvas e temporais, acompanhados de fortes rajadas de vento. Existe o risco de queda de granizo em pontos isolados e alagamentos em áreas urbanas.
As chuvas devem começar na madrugada de quinta-feira, vindo do Oeste, com a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical que indicam o potencial para tempestades. Durante o dia, as chuvas avançarão pelo estado, trazendo a possibilidade de rajadas de vento intensas.
Os modelos meteorológicos analisados pela MetSul Meteorologia apontam um elevado risco de granizo em diversas localidades do estado, à medida que os temporais se deslocam do Oeste para o Centro e Nordeste. A precipitação será irregular, mas há alerta para chuvas fortes a torrenciais em áreas isoladas, aumentando o risco de alagamentos.
As projeções indicam acumulados entre 50 e 100 mm, especialmente na Metade Oeste do estado. Além disso, espera-se alta incidência de raios e rajadas de vento que podem variar de moderadas a fortes.
Na sexta-feira, está prevista uma segunda onda de temporais, com incidência mais isolada. As regiões Oeste e Noroeste devem receber atenção especial, especialmente na fronteira com a Argentina e entre a Campanha e a Zona Sul. Nesses locais, os temporais poderão ser acompanhados por raios e chuvas moderadas a fortes, além de novas ocorrências de granizo mais localizadas. Rajadas de vento forte são esperadas principalmente entre a Campanha e a Zona Sul.