A Ceriluz já obteve a licença para a instalação da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Coronel Barros, com uma potência prevista de 3,60 MW. A Licença Prévia e de Instalação (LPI) 2014/2025 permite a construção da usina no Rio Conceição e atende a todos os critérios ambientais necessários para a implementação do projeto, que inclui reservatório, barramento, tomada d’água, circuito hidráulico, casa de força, canal de fuga, acessos, bota-fora e área de preservação permanente.
A entrega oficial da licença ocorreu na quinta-feira, 04 de setembro, em Esteio, durante a Expointer 2025, em um evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
Na ocasião, foram concedidas 15 licenças ambientais a empreendimentos do estado, com investimentos estimados em R$ 4 bilhões. Dentre elas, destacam-se quatro Licenças Prévias e de Instalação Unificadas (LPI), incluindo a da CGH Coronel Barros, além de três Licenças de Operação (LO), uma Licença de Instalação (LI), uma Licença Prévia de Ampliação (LPA), uma Licença de Ampliação (LIA) e uma Licença Prévia (LP).
As licenças foram entregues pelo presidente da Fepam, Renato Chagas, e pela secretária do Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann, que estavam acompanhados de técnicos das entidades. Representando a Ceriluz, esteve presente o diretor-secretário Sandro Lorenzoni.