Repórter

Iguatemi

Câmara dos Deputados pautará votação sobre anistia a atos de 8 de janeiro

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou na noite desta quarta-feira (17) que pautará a votação de um requerimento de urgência relacionado ao projeto de lei que aborda a anistia dos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Na ocasião, manifestantes depredaram as sedes dos Três Poderes em reação à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva.

Se o requerimento de urgência for aprovado, a tramitação da matéria será acelerada, dispensando e reduzindo formalidades regimentais e prazos. O projeto poderá ser votado diretamente em plenário em qualquer momento posterior.

Motta destacou, em uma publicação nas redes sociais, a necessidade de pacificação no Brasil e a importância de um futuro baseado no diálogo e no respeito. Ele mencionou que existem visões distintas e interesses divergentes sobre os acontecimentos de 8 de janeiro e que cabe ao Plenário decidir. O presidente da Câmara afirmou que, caso o requerimento seja aprovado, um relator será nomeado para elaborar um texto substitutivo que busque o apoio da maioria da casa.

A urgência deve ser analisada e votada ainda na noite desta quarta-feira. Para sua aprovação, é necessário o voto da maioria absoluta dos deputados federais.

Foto: Reprodução / Câmara dos Deputados

Fonte: Câmara dos Deputados