O Rio Grande do Sul está mobilizado de forma solidária para ajudar os moradores das regiões atingidas pelo ciclone extratropical que gerou inundações e destruição, deixando cidades praticamente destruídas, como Muçum e Roca Sales.
Diante desse quadro, o governador Eduardo Leite decidiu no início da tarde de ontem pela suspensão do desfile da Pátria, marcado para este 7 de setembro em centenas de municípios gaúchos.
Ijuí, por meio do prefeito Andrei Cossetin, anunciou que nova data será definida, mas atento ao drama vivido por outras comunidades, deu início a um movimento para auxiliar os mais necessitados nesse momento. Reuniu ACI e 27 GAC para a organização de um drive thru que passa a receber mantimentos nesta tarde na Praça da República.
O Departamento de Jornalismo da Mais Popular recebeu ao longo da tarde e na manhã desta quinta-feira, manifestações de lideranças de diferentes segmentos, com o mesmo objetivo, realizando ações de arrecadação de alimentos e mantimentos necessários para a população que está em situação de vulnerabilidade neste momento.
Essas iniciativas paralelas tem como organizadores o Esporte Clube São Luiz, que até sábado será um ponto de arrecadação. Grupos de Motociclistas também se unem no mesmo objetivo, assim como um grupo de mulheres chamado Vôlei das Quintas, que fez a compra de travesseiros e cobertores.
A 36ª Coordenadoria de Educação está mobilizada com suas escolas da região, a Escola da Penha, o Grêmio Estudantil do Colégio Evangélico Augusto Pestana(CEAP), a subseção da OAB mobiliza seus profissionais, o Sinpro Noroeste anuncia campanha para desalojados e desabrigados, assim como há mobilização das lideranças do CTG Farroupilha.
“Levem qualquer coisa que puderem, após o treino de sábado levaremos na Defesa Civil os itens recolhidos. Qualquer um de nós pode doar ao menos 1 kg de comida ou uma garrafa d’água, uma roupa que não usa. Só Deus sabe o que essas famílias estão passando”. escreveu o o presidente da Associação Noroeste Runners, Ethor Martins.
Muitas outras iniciativas devem estar sendo organizadas e assim que tivermos conhecimento, atualizaremos aqui.
IJUÍ, A TERRA DAS CULTURAS DIVERSIFICADAS, MOSTRA NOVAMENTE A SUA FORÇA, UNIÃO E SOLIDARIEDADE PARA COM OS IRMÃOS GAÚCHOS.