Além de ser a data de comemoração dos 88 anos de história do HCI, a segunda-feira, 19, marcou um momento importante para a instituição. Em Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, os associados do HCI apreciaram a proposta da diretoria para modificação do estatuto social, em que foi sugerida a alteração do nome fantasia de Hospital de Caridade de Ijuí para Hospital de Clínicas Ijuí. A mudança foi aprovada por 363 votos a favor e apenas 15 votos contra.
A Assembleia teve início às 9h, em primeira chamada, seguindo até as 19h, quando foi encerrada a votação. De acordo com o presidente do HCI, Douglas Prestes Uggeri, a mudança foi uma proposta que surgiu junto à agência Noa, que presta serviço para a instituição, com o objetivo de fortalecer a marca HCI e romper antigos paradigmas. “Acreditamos que “Caridade” não cabe mais porque, desde a criação do SUS, passou a ser obrigação prestar saúde à população, as pessoas precisam ter a melhor saúde possível e isso remete a bom atendimento, a especialidades fortes. Por isso, o “Clínicas” condiz com o que o HCI realmente representa, essa referência em saúde, com excelência em serviços de alta complexidade e esse capital humano de profissionais qualificados e especialistas. Além disto, a sigla HCI continua, nossa razão social segue a mesma e não vamos ter um custo com essa mudança, mas venderemos melhor saúde e os serviços, agregaremos mais valor e faremos com que a instituição se fortaleça”.
A partir das 19h, a Diretora Administrativa do HCI, Dorkas Picinin, apresentou o Balanço Social do exercício 2022 e o relatório de atividades da instituição, que foi entregue aos associados durante a Assembleia. O presidente do HCI, Douglas Prestes Uggeri, falou sobre o novo momento vivido pelo hospital e agradeceu a participação de todos os associados.